O que faz um vigilante de segurança pessoal privada?

O que faz um vigilante de segurança pessoal privada?

Você provavelmente já ouviu falar em “guarda-costas”, não é mesmo? Esse é o termo pelo qual são popularmente conhecidos os vigilantes de segurança pessoal privada. Diferentemente dos vigilantes patrimoniais, cuja função é resguardar o patrimônio, esses profissionais são treinados para proteger indivíduos, como políticos, celebridades, empresários, entre outros.

Nesse artigo vamos explicar melhor como agem esses profissionais e quais suas principais atribuições.

 

O que é VSPP

O Vigilante de Segurança Pessoal Privada (VSPP) é o profissional de segurança treinado para proteger a integridade física e moral, a imagem e a privacidade de determinadas pessoas que, devido a sua ocupação, posição social ou financeira, requerem esse tipo de proteção.

Sua atuação é muito mais focada em atos preventivos do que reativos, acompanhando a pessoa protegida em deslocamentos, eventos, viagens, e prevenindo e neutralizando possíveis riscos como tentativas de assaltos, sequestro, agressões e situações que prejudiquem a intimidade do cliente.

 

Perfil do Profissional

O Vigilante de Segurança Pessoal Privada possui a mesma base de formação do Vigilante Patrimonial, mas com extensão em Segurança Pessoal Privada, que inclui treinamentos em direção defensiva e evasiva, utilização de armas letais e não letais, defesa pessoal, táticas anti sequestros, entre outras.

O curso de extensão em VSPP possui em média 50 horas de duração, podendo apenas ser ministrado por escolas de formação de vigilantes credenciadas pela Polícia Federal. Os profissionais ainda são submetidos a rigorosos testes psicológicos, além de necessitarem de um bom condicionamento físico, raciocínio rápido, boa comunicação, discrição, entre outros.

 

Quais as suas atribuições?

Entre as principais atribuições do Vigilante de Segurança Pessoal Privada podemos citar:

  • acompanhar a pessoa protegida em deslocamentos e viagens;
  • dirigir e fiscalizar os veículos de Segurança Pessoal Privada;
  • contribuir para o cumprimento da agenda do protegido;
  • prevenir e neutralizar possíveis riscos, entre outras.

 

A Segurança Pessoal Privada é indicada para qualquer indivíduo que, por algum motivo, sinta a necessidade desse reforço em sua segurança.  Caso esteja buscando por esse tipo de serviço, clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe.

Descubra mais sobre Blog Protege | Empresa de Segurança

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading